A exposição virtual “Biomas Que Transformam” traz histórias de pessoas dos seis biomas do nosso país. Todas as nossas nove personagens reacenderam os costumes de suas comunidades de forma a fortalecê-las, mediante o respeito à natureza, a uma economia solidária e agroecológica.
Aqui, você vai se aproximar de histórias exemplares de superação, esperança coletiva, reinvenção e, principalmente, transformação de vida. Com mais este trabalho de registro da memória, o Museu da Pessoa e o Mercado Livre reforçam seu compromisso com a valorização dos produtores independentes e autossustentáveis, que cuidam de nosso meio ambiente.
Navegue pelas histórias, conheça as personagens e seus biomas – boa experiência!
“A preservação da nossa sociobiodiversidade passa pela valorização de saberes tradicionais e das pessoas que cultivam uma relação equilibrada com a natureza, contribuindo diariamente para manter as riquezas e memórias dos biomas brasileiros.”
Laura Motta
“Em cada matéria prima podia-se encontrar novas propriedades, e assim eu, minha filha e minhas irmãs encaramos o desafio e começamos a fabricar produtos cosméticos observando dois critérios: ter respeito com o meio-ambiente e ter mulheres na ponta.”
Mareilde Freire de Almeida
“Eu dizia: ‘Deus, eu vim para cá foi para vencer e o Senhor vai me dar oportunidade’. Passei a noite fazendo brincos e, quando foi no dia seguinte, vendi todas as peças. Todas. “
Durvalina Ribeiro de Souza
“Às vezes a pessoa se pergunta: ‘Como eu posso ajudar a Amazônia?’. Você pode ajudar tomando um café, comendo uma geleia, comendo uma farinha de tapioca, tomando um suco.”
Jonatas Machado Ibernon